Mecânico e aeronauta estadunidense nascido em Dayton, irmão do engenheiro e, também, aeronauta, Wilbur Wright (1867-1912), considerados pelos americanos os pais da aviação, por se ter feito voar em uma máquina movida a motor e mais pesada que o ar, em dezembro (1903), em Kitty Hawk, Carolina do Norte, além de outras realizações marcantes na história da aviação. Ambos os irmãos estudaram em escola secundária, mas não receberam diplomas. Eles cresceram em Dayton, onde abriram uma companhia de manutenção, design e fabricação de bicicletas, a Wright Cycle Company (1882). Seu primeiro vôo de uma aeronave motorizada foi realizado em segredo e registrada com foto datada de 17 de dezembro (1903), quase 3 anos antes de Alberto Santos Dumont (1873-1932), sob a alegação de que não queriam dar chances para seu principal rival, Samuel Pierpont Langley (1834-1906), então secretário do instituto Smithsonian. Era uma época em que vários inventores de diversos países estavam tentando criar o seu aeroplano com sucesso, o fato de sua experiência ter sido secreta, muitas dúvidas foram levantadas sobre a veracidade do fato e a polêmica do ineditismo dos irmãos estadunidenses continua insolúvel e a invenção do avião continua sendo reivindicada por outros indivíduos e nações. Um dos casos mais conhecidos é o do inventor brasileiro Alberto Santos-Dumont, considerado por muitos, principalmente no Brasil, como o criador do primeiro aparelho voador mais pesado que o ar, o 14-Bis, construído em Paris, na França, que realizou sua experiência independente dos irmãos Wright e lançou o seu primeiro vôo oficial, aberto ao público francês. Só seriam então dois anos após que os Wright demonstrariam o seu Flyer para o mesmo público. Ele e Wilbur divulgaram o seu aeroplano na América e na Europa, e num dos vôos em testes militares em Fort Myer, Virgínia, sofreu grave acidente, caindo com seu avião de dois passageiros. Escapou com ferimentos (1908), porém seu companheiro de passeio, o primeiro-tenente do exército estadunidense Thomas Etholen Selfridge (1882-1908), morreu na queda, tornando-se a primeira vítima fatal da história dos acidentes de avião. Morreu aos 76 anos e cinco meses de idade, em Dayton, Ohio.
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